A rentabilidade no posto de combustível (https://www.metanetsistemas.com.br/blog/detalhe?id=24) é um fator que sempre precisa de atenção, pois o negócio só é viável se o seu desempenho compensar o investimento necessário para o seu funcionamento. A relação entre o valor investido e o retorno obtido é essencial para definir melhores estratégias.
Nesse aspecto, entra a importância de calcular a rentabilidade. Ela é um indicador que mostra o retorno sobre um investimento, ou seja, quanto um negócio ganhou ou perdeu de dinheiro.
Estratégias para aumentar a rentabilidade
A gestão financeira depende do acompanhamento dos números da empresa e incluir novas medidas para buscar aumentar a rentabilidade é extremamente importante, desde que estejam alinhadas ao planejamento estratégico.
Ampliar os produtos e serviços oferecidos
Os postos de combustíveis transformaram-se em pontos de vendas de diferentes produtos. Aumentar a variedade de produtos e serviços ajudará a atrair novos clientes. Os produtos não precisam ser exclusivos para o setor automotivo, pode-se investir em lojas de conveniência, lanchonetes ou outras modalidades.
Conhecer o público-alvo
A experiência de compra precisa ser direcionada para o público, por isso é importante conhecê-lo bem. Postos possuem diferentes perfis de público, mas todo consumidor está buscando uma experiência personalizada.
Precificação adequada
Fazer uma precificação adequada, de acordo com o mercado e com os custos garante a geração de lucros, pois é por meio dela que a empresa consegue obter os preços de saída, de forma que todos os custos e lucros em uma venda são abordados.
Diversificar as formas de pagamento
Diversificar as formas de pagamento agiliza o atendimento na pista de abastecimento. A experiência de pagamento pesa na avaliação do consumidor, pois se ele sabe que determinado estabelecimento não aceita a forma de pagamento que ele costuma usar, dificilmente ele voltará.
Trabalhar com programa de fidelidade
Quando um posto apresenta bons produtos e serviços, o cliente tende a comprar novamente, e um programa eficiente de fidelização é o que fará os clientes voltarem ainda mais e indicarem o estabelecimento para outras pessoas. Todos os programas de fidelidade tem o objetivo de garantir o retorno do cliente, por isso é uma ferramenta que traz vantagens para o cliente e para a empresa.
Há diferentes fatores que podem influenciar nos resultados de postos de combustível, por mais que vendam produtos essenciais, há variações no mercado e na cadeia de fornecimento. A Metanet oferece diferentes soluções que ajudam a implementar medidas que buscam maior rentabilidade.
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